A janela do poeta
As Academias nasceram no helenismo, porém sua forma remonta ao século XVII na França inigualável Uma Academia, ensinou Machado de Assis, criador da Academia Brasileira de Letras, tem de ser integrada por três espécies: literatos, personalidades e jovens, para trazer alegria. Uma Academia é, sobretudo, uma casa de bom convívio. É no convívio fraterno que surgem as melhores ideias, para disseminar a cultura, notadamente entre as crianças e jovens. Não necessariamente a partir da cronologia: há idosos que preservam a juventude e jovens que já nasceram desalentados. Por isso mesmo, procuramos caprichar em nossa seleção. Há uma representatividade singular, heterogênea e que fará da Academia Nacional de letras do Portal do Poeta Brasileiro um dos espaços mais interessantes , instigantes e disputados. Participe conosco dessa aventura que é mergulhar nas letras e dela extrair prazeres insuspeitos.
Aline Romariz
ESTATUTO DA ACADEMIA DE LETRAS DO PORTAL DO POETA BRASILEIRO
Capítulo I
DA DENOMINAÇÃO
Artigo 1. A Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro associação de Poetas com o objetivo de reunir forças para a propagação da Poesia Viva e com prazo de duração indeterminado, fundada em 08 de dezembro de 2012, tem por fim precípuo a cultura e a literatura, regendo-se por este Estatuto.
Artigo 2. A Academia compõe-se de:
a) membros efetivos, domiciliados no Brasil;
b) membros honorários nacionais e estrangeiros;
c) membros beneméritos, em reconhecimento de relevantes serviços prestados à Academia.
Artigo 3. A cada Cadeira corresponderá um patrono, que serão os membro convidados a comporem a lista Acadêmica em ocasião de sua fundação:
Cadeira nº 1 – Aline Romariz ( PRESIDENTE)
Cadeira nº 2 – Luciana Dimarzio ( VICE-PRESIDENTE)
Cadeira nº 3 – David Seade Neto ( DIRETOR CULTURAL)
Cadeira nº 4 – José Luiz Pires ( DIRETOR ADMINISTRATIVO)