A invisibilidade publica
Curso: Serviço Social
Psicologia
Componentes: Marta Líbia Francisca de Oliveira. RA: 366452 Nilce Gomes Fernandes. RA: 355205 Rosimere da Silva Ferreira. RA: 374807 Samilli de Brito Vasconcelos RA: 404214 Tamara Pablisia Silva Dantas. RA: 375521
Tutor (a) à distância: Lindolfo A. Martelli.
Irecê-Ba 2013
Introdução
A invisibilidade pública aponta como um fenômeno psicossocial, definido como o desaparecimento de um homem entre outros homens. É necessário apontar as dimensões históricas que favorecem a formação e sua permanência, pois não é preciso vivenciar a humilhação para saber que ela existe.
É através do preconceito que gera a humilhação, muitos ligam a pobreza como a vulnerabilidade social admitindo a profissão que exerce. Percebemos também que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam se respeitar uns aos outros independente de cor, raça, nação ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo;
A humilhação social marca as falas de nós próprios, pois estes falam de si sempre utilizando como referência o outro. Falam como se estivessem errados, como se desigualdade fosse sinônimo de estar errado, fora do padrão.
A humilhação social é causada por fator psicológico e político, onde o individuo se vê cercado por barreiras sociais, e alimenta dentro de si um sentimento de inferioridade que o impede de crescer como pessoa, como profissional e de se ver como um ser que pensa e tem opinião própria.
A