A invenção do contemporâneo (pós moderno)
A Idade Contemporânea ou Idade Pós Moderna teve início no final do séc. XVIII e se estende até os dias atuais, sendo assim, um período histórico em aberto. O que então se iniciou na Europa veio a contribuir de forma decisiva para formar o mundo em que vivemos, o sistema capitalista foi se consolidando em diversos países da Europa e em outras regiões do mundo.O capitalismo não existiu sempre, e quando se inicia a Filosofia Contemporânea este sistema econômico estava se estabilizando na Europa e mais tarde também em nosso país. Um marco decisivo para o início da Idade Contemporânea e da Filosofia desse período foi a Revolução Francesa. A revolução ocorreu de 1789 a 1799. O desenvolvimento do capitalismo e a ascensão dos valores de um mundo em “progresso ininterrupto” figuram importantes fatos e correntes de pensamento do século XIX.
O séc. XIX e XX foram por tudo isto marcado pelo aparecimento de um enorme número de teorias éticas, mas também pela própria crítica dos fundamentos da moral. Esta pluralidade revela igualmente a enorme dificuldade que os homens têm sentido em estabelecer consensos sobre as normas em que devem de assentar as suas relações. Durante o século XX várias correntes de pensamentos agiram ao mesmo tempo. As releituras do marxismo e novas propostas surgem a partir de Antônio Gramsci, Henri Lefebvre, Michel Foucault, Louis Althusser e Gyorgy Lukács.
Durante esse período houve revoluções sendo a mais importante a Revolução Francesa (1789). Guerras onde a crescente eficiência da barbárie praticada por poderosas máquinas de guerra passaram a operar numa escala cada vez mais global. Progresso científico e tecnológico onde a ciência substituiu o lugar que antes era ocupado pela religião na condução dos homens. Os cientistas foram apontados como os novos sacerdotes.
Bibliografia:
http://www.brasilescola.com/historiag/idade-contemporanea.htm
http://www.suapesquisa.com/filosofia/