A invenção da infância
Polo Itanhaém
Aline Santana Pereira Dias – 211593 ”Atividade Integradora do Módulo 4”
Titulo: “A invenção da infância”
De acordo com o documentário mostra a evolução da educação e que através dos anos muitas coisas forão mudando, só no interior é que não . As crianças lá sofrem muito, além de terem que vencer a pobreza também tem a mortalidade infantil que nesse estado é muito grande. Essas crianças são praticamente obrigadas a trabalhar para ajudar em casa, porque a renda de seus país não são suficientes para sustentar a todos, não tem água encanada por isso eles tem que buscar água em baldes e trabalhar em pedreiras muitas colocando suas vidas em risco.
Por outro lado vemos também crianças com um tipo de vida bem diferente devido a vida financeira de seus país serem melhor, elas não precisam trabalhar para ajudar em casa muito pelo contrário sua única preocupação é os seus estudos. Elas brincão, jogão bola, outras fazem balé, tem vídeo game e no Nordeste as crianças tem pouco tempo para brincar, porque tem que trabalhar e não só no Nordeste em vários lugares no mundo tem crianças sofrendo ,passando muita necessidade e maus tratos.
A imagem que vemos da escola é uma com mais recursos e outra sem nenhuma, onde a professora procura ensinar o pouco que sabe, no Nordeste se enveste muito pouco na educação das crianças. Essas crianças tem pouca cultura e conhecimento, formando assim um sujeito com pouquíssimas perspectiva de vida. Esse documentário também mostra crianças descobrindo as cores e outras a tristeza que é viver , descobrem a dificuldade que é para estudar e outras que não tem dificuldade nenhuma.Tem um dicionário francês do século XVIII que define a palavra “criança” como uma forma cordial de saudação, como por exemplo quando soldados erão mandados para guerra e estavão á frende da batalha corriam mais risco, eles erão chamados de “crianças perdidas”. Podemos ver com isso que