A invenção da infância
CAMPUS CARAZINHO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA V
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROF. SUSSI ABEL MENINE GUEDES
ACADÊMICO: LEOMAR ANTONIO DA SILVA
Memória sobre o vídeo
“A invenção da infância”
O vídeo a invenção da infância traz uma coletânea de imagens, depoimentos e falas de diferentes indivíduos, desde a tenra infância até adultos, como mães que possuem muitos filhos e outras que perderam vários deles. Um olhar impressionante que nos faz refletir sobre o mundo infantil, na contemporaneidade, em diferentes espaços e posições sociais do Brasil.
O vídeo traz a fala de muitas mães que perderam vários filhos e ignoram a causa da morte de seus rebentos. Mal sabem essas mães que a causa de tantos filhos e a perda de muitos deles é construída por aquela sociedade da qual fazem parte.
A ignorância é a causa primeira da paternidade de tantos infantes e a ignorância também é a causa principal da morte deles todos.
Se não fora assim, como explicar que uma senhora possa ter parido 28 filhos e apenas 6 deles estarem vivos? E qual a explicação que aquelas pessoas atribuem para esse fato? “Que Deus quis assim.” Atrelados estão todos eles a um pensamento arcaico e passivo disseminado por organizações e pessoas que se utilizam da ignorância para conformar, dominar e enriquecer-se as custas do povo paupérrimo
A infância é uma construção histórico-social. Resulta da melhoria das condições sociais da humanidade. E, pois, o que é “infância”? O vídeo responde: “Época especial para cada ser humano: brincar, ir à escola, SER CRIANÇA”.
O vídeo mostra muitas cenas de criança sendo crianças, isto é, que possuem a possibilidade de agirem como crianças: brincar, estudar, ter amigos, cuidados, passear, etc.
O vídeo ainda problematiza dois lados do ser criança: algumas crianças não têm infância, pois passam o período da infância no trabalho como pequenos adultos; tudo para conseguir o próprio sustento e ajudar no sustento da família, devida