Sintese filosofica
Disciplina: Filosofia
Professor: Rogean Rodrigues Souza
Síntese filosófica
José Stênio de Negreiros Júnior
SÃO BENEDITO-CE
ABRIL DE 2013
Síntese filosófica relacionando política, poder e estado
A política vem sendo estudada desde o tempo da Grécia antiga, eles a consideravam uma atividade humana relacionada ao estado que tem o objetivo principal de alcançar um bem comum para todos. Já o conceito moderno refere-se ao poder diretamente ligado a política, e geralmente os políticos detêm as três formas básicas de poder: econômico, ideológico e político.
Na sociedade os políticos usam desses poderes para seu próprio benefício e se manterem nos cargos, o econômico para subornar outras pessoas, ideológico através da mídia que muitas vezes ocultam ou distorcem coisas feitas pelos por eles, e o poder político que usa da força física do estado de forma legal.
De certa forma os políticos detêm a parte legislativa do estado, que desenvolvem e aprovam leis, dessa forma acabam subordinando a sociedade civil. Alguns filósofos estudaram a função do estado e se destacaram duas correntes: a corrente liberal e a corrente marxista. A corrente liberal vê o estado como um mediador e apassivador de conflitos sociais buscando um bem comum, já a visão marxista analisa o que realmente o estado tem feito, afirma que o estado defende as classes dominantes, sendo assim beneficiando uma minoria.
O estado é sem dúvidas algo importante na sociedade, pois desde os primórdios o homem precisava de um líder. Se não tivesse o poder do estado controlando a sociedade, se tornaria um verdadeiro caos. Mas, muitos dos que são colocados à frente nesse poder se deixam corromper e não desempenham um papel conforme necessitamos, prejudicando a maioria da população de uma forma geral.