A invenção da america
12 de outubro comemora-se o dia da “ descoberta da América” por Cristovão Colombo , o impacto cultural, e porque não dizer também social, deste acontecimento se apresenta nos dias atuais como uma devastadora “ invasão do mundo europeu , no até então desconhecido novo mundo e que supostamente fora por ele ” descoberto’ e por ele denominado como América, em homenagem ao navegador Américo Vespúcio. De acordo com a historiografia tradicional a América foi descoberta em 12 de outubro de 1492, data esta que daria inicio a História da America deixando para trás toda a história dos povos e sociedades que aqui já viviam á vários séculos, mundo este, classificado por eles como um lugar onde antes da chegada do europeu “não haveria nada além de um vazio original”,vazio este que. Seria por eles supostamente preenchido pela ação civilizatória do Homem branco sob esta alegação “Inventou-se a América” – O novo mundo , criado pelo Homem branco Europeu _. Ao pisar o solo das novas terras o homem branco viu-se movido por um turbilhão de sentimentos, partilhados também pelos povos que aqui encontraram, uma mistura de encantamento que se misturava com admiração, desprezo e repudio , era o novo, o desconhecido causando as mais diversas sensações.
O choque fora inevitável. Lá da distante Europa chegara a terras desconhecidas um povo que segundo seus padrões culturais, encontravam-se em um grau de alta civilidade os quais,movidos por um sentimento de superioridade classificaram as sociedades que aqui encontra estavam há muitos séculos partilharam da mesma sensação: Tanto de um lado como do outro, o desconhecido encantava e assustava , numa dualidade de sentimentos provocados pelo choque do encontro de culturas tão diferente entre si.
As sociedades que aqui estavam antes da chegada do europeu variavam em nível de organização social, técnica e cultural, de acordo com a região que habitavam e as necessidades que estas