A Inven O Do Letramento
Segundo Magda Soares, curiosamente a invenção do Letramento aconteceu simultaneamente em vários locais do mundo devido à necessidade de reconhecer práticas sociais de leitura e escrita mais avançadas do que o simples ler e escrever que são resultados da aprendizagem do sistema de escrita. O letramento surgiu em meados de 1980 em vários países como Brasil, Portugal , França, Estados Unidos e na Inglaterra para nomear os fenômenos distintos do que conhecemos como alfabetização.
Apesar de nos EUA e na Inglaterra a palavra literacy já estar dicionarizada desde o final do séc.XIX foi nos anos 80 que o fenômeno que ela nomeia tornou-se foco de grande atenção e discussão nas áreas da linguagem e educação, comprovando isso os muitos artigos publicados e livro sobre o assunto nessa época e a partir desse momento que se operacionalizou nos diversos programas de avaliação de competências de leitura e escrita da população.
Foi muito significativa que a proposta da ampliação do conceito literate para functionally literate seja tão próxima dessa época e dessa forma sugerindo que as avaliações internacionais sejam mais do que medir a capacidades de ler e escrever.
Mas se houve coincidência no momento histórico, existem várias diferenças no contexto e nas causas dessa emersão entre os países desenvolvidos como França, Inglaterra e EUA e em desenvolvimento como o Brasil. Uma diferença fundamental é o grau de ênfase dado ao conceito de letramento e o conceito de alfabetização.
Nos países desenvolvidos a população é alfabetizada, mas não domina as habilidades de leitura e escrita. Nos EUA e França o problema surge independente da alfabetização básica e sendo assim esses problemas são tratados de forma independente revelando assim sua especificidade e sua relação de não casualidade entre elas.
Já no Brasil, os conceitos de alfabetização e letramento se mesclam e muitas vezes se confundem e isso pode ser detectado nos censos demográficos. Até a década de 40