Revolucao Dos Bichos
A Revolução dos Bichos é um livro de muita importância para se entender o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de mostrar e expressar a sede e o desejo de poder. O livro assim revela em suas metáforas, uma aversão a todo tipo de autoritarismo, tanto familiar, comunitário, estatal, quanto capitalista e comunista. bom, desde o começo do livro vemos o poder e a influencia que a informação tem! O Senhor Jones era o dono da Granja e, como tal, explorava o trabalho animal para acumular riquezas, e em troca dos serviços prestados, ele pagava com a alimentação, que nem sempre era boa e suficiente. A idéia de fazer uma revolução veio de um porco o "major" que possuía conhecimento maior, do que a do outros animais, e por isso todos os animais o tinham como líder, escutavam e faziam tudo o que era pedido., vemos entao que obter conhecimento maior que os outros e uma vantagem seguido do poder. major , tinha por princípio básico a igualdade; onde ninguém possui mais que ninguém e que todos são iguais, e todos trabalham para o bem comum.
A princípio, todos os animais participavam de reuniões , dando idéias e sugestões, liderados por Bola-de-Neve ( após a morte do major), que era respeitado por todos os animais em geral, Napoleão um outro porco que era um dos lideres, era um porco muito esperto , porem com desejos contrários aos que foram expostos pelo major, era dominado pelo desejo de onipotência,do poder absoluto e, para conseguir seus objetivos, tudo passa a ser válido: inventava mentiras, seguidas de varias traições e constantes mudanças de regras.
Muitas vezes insatisfeito e em constantes desacordos com bola de neve, planejou um golpe e conseguiu expulsa - lo da granja, assumindo entao o posto de único lider dos animais na granja. a partir dai instaurava-se na Granja uma verdadeira Ditadura, onde não há liberdade de expressão, direito a opiniões , sugestões, participação nas reuniões