A Internet e a Educação Escolar
Resumo: A escola precisa apropriar-se das tecnologias informáticas e internet. A contemporaneidade está imersa nela, o futuro aponta para o crescimento de seu uso. (155 caracteres)
O USO DE COMPUTADORES NA ESCOLA: A INFORMÁTICA EDUCATIVA
A tecnologia está presente em todos os lugares, portanto a Educação no âmbito escolar também precisa apropriar-se dela. No entanto, sua manipulação tem de ser bem direcionada, professores como mediadores, bem preparados, o que pode gerar ótimos ganhos, mas também na mesma proporção serão os prejuízos se esses recursos não forem bem direcionados.
“O computador é uma máquina que possibilita testar ideias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que se permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas”
(ALMEIDA, 2000, p.79).
A informática não foi criada com fins pedagógicos, portanto deve-se ter um olhar crítico, para que seja utilizada com êxito no auxílio às práticas pedagógicas no processo de conhecimento e aprendizagem consciente, e não apenas como máquina de escrever, de entretenimento, de armazenagem de dados.
A Informática Educativa se caracteriza pelo uso da informática como suporte do professor, como instrumento a mais em sala de aula, no qual o professor possa utilizar esses recursos colocados a sua disposição. Nesse nível, o computador é explorado pelo professor especialista em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais a compreensão de um conhecimento que se está construindo (BORGES NETO, 1999,
p.136).
Neste sentido podemos concluir que o computador e demais equipamentos informáticos, como ferramenta pedagógica, deve ser visto como um meio e não como um fim, aumentando possibilidades de compreensão em diversas disciplinas e agregando ao aluno conhecimentos em uma velocidade que em