A insuficiência renal crônica
Hormônios atuantes e suas funções:
VASOPRESSINA (HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO ou ADH) * Aumenta a permeabilidade das células do túbulo coletor cortical e ductos coletores à água * Os osmoreceptores hipotalâmicos percebem variações de + 2 ou – 2% na osmolaridade plasmática e regulam a liberação de ADH. * Na ausência de ADH (Diabetes insípido) não haverá reabsorção de Água e Uréia, mas haverá reabsorção de NaCl por ação da aldosterona. Nesta situação a urina que chega a pelve renal tem osmolaridade de 130mOsm (30, 100) * Hipovolemia estimula a liberação de ADH * Baixas temperaturas e álcool etílico inibem a liberação de ADH
* A vasopressina, ou hormônio anti-diurético, é um hormônio peptídeo que é sintetizado nos núcleos supraórticos e paraventriculares do hipotálamo e transportado para a hipófise posterior, onde é armazenado.
ANGIOTENSINA II
• Assegura a taxa de filtração glomerular mesmo quando o fluxo sangüíneo renal diminui
• Promove vasoconstrição arteriolar eferente, vasoconstrição periférica e leva a secreção de aldosterona
* A renina, uma enzima produzida no rim, atua sobre o angiotensinogênio, uma alfa-2 globulina produzida pelo fígado, formando a ANGIOTENSINA I. A enzima conversora da angiotensina contida no pulmão atua sobre a angiotensina I no plasma convertendo-a em angiotensina II, um potente vasoconstritor. A angiotensina II causa a contração do músculo liso vascular renal e das arteríolas, levando à retenção de sal e água no rim e aumento da pressão arterial. Além disso, a angiotensina II estimula a liberação de aldosterona do córtex supra-renal, que por sua vez também aumenta a retenção de sal e água no rim. A enzima conversora da angiotensina quebra também a bradicinina, um potente vasodilatador e componente do sistema calicreína-cinina.
ALDOSTERONA
• Mais envolvida com a regulação da concentração de K+ no LEC ( liquido extra celular)
• É secretada quando há