Resumo sobre filósofo heráclito
Os pré-socráticos são filósofos que vieram antes de Sócrates, viveram na Grécia Antiga. Romperam com a visão mítica e religiosa da natureza que prevalecia na época, adotando uma forma científica de pensar. Alguns se propuseram a explicar as transformações da natureza, os aspectos físicos.
Os filósofos mais conhecidos desta época são: Simplício, Tales de Mileto, Pitágoras, Heráclito de Éfeso, Parmênides, Leucipo, Demócrito, dentre outros. Concentrei meu estudo na contribuição de Heráclito para a filosofia.
Heráclito nasceu em Éfeso, viveu aproximadamente entre 540-470 a. C, era oriundo de uma família real que remontava ao fundador da colônia de Éfeso. Primogênito, herdou privilégios reais e tinha direito ao ofício honorário de sacerdote do rei, porém o transferiu a seu irmão. Recusou também o convite para fazer parte da corte do rei em exercício da Pérsia, Dario. Heráclito era defensor veemente da aristocracia e, após a implementação da democracia em Éfeso, retirou-se para sua residência de campo. Era dono de um caráter altivo, tinha um temperamento melancólico. Menosprezava a plebe. Fazia questão de não intervir em política. E tinha uma posição de crítica azeda contra os antigos poetas, bem como em face dos filósofos da sua época. Era crítico do fanatismo religioso. Conhecido por ser o filósofo do devir, a lei do universo onde tudo nasce, se transforme e se dissolve. Escreveu um livro Sobre a Natureza, em dialeto jônico e em prosa. O seu auge como pensador deu-se entre os anos 504-500 a. C.
Heráclito foi sepultado em Éfeso, na praça do mercado, e por séculos sua imagem pôde ser vista nas moedas da cidade.
É o primeiro pré-socrático com um número razoável de pensamentos, que são um tanto confusos, e por isso tem o nome de Heráclito, o obscuro. São aforismos. Foi muito crítico. Chama a atenção, além da pluralidade, para os opostos. Tanto o bem como o mal são necessários ao todo. Deus se manifesta na natureza, abrange o todo e é crivado de opostos. O