A inserção da Vila Operária
Os imigrantes (espanhóis ,portugueses e principalmente italianos) que chegavam aqui, saiam em busca de emprego nas indústrias que estavam surgindo. Despreparadas para receberem todas as pessoas e fornecer habitação que principalmente na década do século XX estava nas cidades paulistas, então algumas iniciativas passaram a ser tomada por essas empresas privadas, no sentido de construírem moradias populares. E tudo isso exigia moradia barata na capital, pois era grande o número de trabalhadores atuando nas fabricas, e essa situação começa mais ainda quando chegam imigrantes europeus dando o primeiro grande salto industrial no Brasil e nisso São Paulo tem sua primeira crise habitacional. Acabou com tudo isso aumento de taxas de ocupação das moradias.
"Na formação da cidade, elas são fragmentos que narram a odisséia dos personagens menos privilegiados na industrialização e, ao mesmo tempo, os mais importantes", diz Hugo Segawa, autor de "Prelúdio da Metrópole". Para ele, tal moradia é capítulo especial da urbanização paulistana.
Então quer dizer, que são os menos privilegiados ali dentro da indústria? Mais são os mais importantes porque moram perto? Pq a indústria precisam deles ali? Quanto mais perto melhor? Em alguns momentos eu mesma penso, “ sim , foi bom para eles ali, ter uma moradia perto .“ Alguns moradores da vila mesmo que fomos tem vergonha, receio ou o que quando chegamos lá? Será que é medo? Bom , tento me colocar no lugar deles, mais não...não tem como imaginar o que as pessoas ali sentem!As indústrias constroem moradias para eles, e alugam para os empregados !
As vilas Operárias e Ferroviárias eram modelo de produção de habitação. A ferrovia está na maioria das cidades paulistas e também as vilas que foram destinada a trabalhadores.
“ Ao agregar pessoas no entorno de trechos importantes das linhas(no estado de São Paulo especificamente) essas