Fichas - Vila economizadora
Fichas para Realização da Monografia
Cinthia Alves
Denise Santana
Flávia Oliveira
William ZagoTrabalho da disciplina de Laboratório de Arquitetura e Urbanismo, apresentado no Centro Universitário FIAM FAAM, 3º semestre, turma B, Turno: Noite, sob a orientação dos professores Braz Casagrande e Carolina Fidalgo de Oliveira.
São Paulo
2014
FICHA 01
• REFERÊNCIA:
Anotações feitas em sala de aula. Matéria: Laboratório de Arquitetura e Urbanismo. Professores: Braz Casagrande e Carolina Fidalgo de Oliveira. Turma: 3º semestre B – Noite. Curso: Arquitetura e Urbanismo.
─ Temas: Aspecto da Evolução Urbana e Arquitetônica de SP – 20/08/2014; Primórdios da Habitação em SP – 27/08/2014.
• RESUMO:
As anotações falam sobre a evolução urbana e arquitetônica e os primórdios da habitação em São Paulo no período da virada do século XIX para o XX, direcionando os comentários para as vilas para que pudéssemos entender sua integração social, política, cultural e economicamente à história da cidade.
• ESTRUTURAÇÃO DA OBRA E RESENHA:
As anotações foram feitas conforme o decorrer da aula dada pelos professores, sobre os temas citados na referência.
Aspecto da Evolução Urbana e Arquitetônica de SP: A história começa a partir de 1800, quando a revolução industrial causou grande impacto na cidade, principalmente por conta da construção das ferrovias e por conta do excedente do café, que possibilitou diversos investimentos.
A ocupação de São Paulo começa pela região entre o Anhangabaú e o Tamanduateí, por causa da proximidade da água, lembrando que grande parte dos transportes era feita através da navegação e por causa da elevação do lugar, visando proteção.
Surge uma nova classe social: a burguesia, que investia em melhorias na cidade (uma consequência desse investimento foi que não sobraram tantos resquícios do período colonial). Novas ideias eram trazidas de fora por pessoas que iam estudar ou por estrangeiros, e a cidade modelo da