A infância roubada pelo consumismo
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
A INFÂNCIA ROUBADA PELO CONSUMISMO
Ribeirão Preto
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
BIOGRAFIA E BIBLIOGRAFIA DOS AUTORES 1
Dr. Benjamin R. Barber 1
Juliet Schor 3
“A MERCANTILIZAÇÃO DA INFÂNCIA: RELATOS DA LINHA DE FRENTE DA PUBLICIDADE”, DE JULIET B. SCHOR 5
CONSUMISMO NA INFÂNCIA, POR CÉSAR EDUARDO DE CARVALHO PINTO 9
“CONSUMIDO”, DE BENJAMIN R. BARBER 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
INTRODUÇÃO
O consumismo é algo muito presente entre nós. Está intimamente ligado ao que move a sociedade, ou seja, a produção. Para que esse ciclo não se perca, o ato de consumir deve ser praticado com frequência. Ao novo público alvo do consumo, as crianças, com a descoberta de seu alto poder de influência sobre o fator compra dentro de cada residência, além do já sabido fator de fácil manipulação e gestão de seus comportamentos, pode se dizer que a publicidade tem feito seu papel com maestria.
As crianças precisam da roupa da moda, da comida industrializada contendo o formato de seu personagem favorito, do brinquedo do momento. Acreditam fielmente, assim como lhes é passado nas propagandas, que o consumo traz felicidade. Ao não encontrarem essa felicidade, o que é que lhes resta? O consumo compra novas crianças, as molda, as transforma e as vende para si mesmo. Resta somente, no lugar da infância, solidão, incompletude e ansiedade.
BIOGRAFIA E BIBLIOGRAFIA DOS AUTORES
Dr. Benjamin R. Barber
Benjamin R. Barber é bolsista pesquisador sênior do Centro de Filantropia da Sociedade Civil e do Centro de Pós-Graduação, da Universidade da Cidade de Nova York, o presidente e fundador do Movimento de interdependência, e Walt Whitman professor emérito de Ciência Política, da Universidade Rutgers. Um teórico político de renome internacional, o Dr. Barber traz uma preocupação permanente para a democracia e