"Democracia, participação e instituições na era da Internet"
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: AS TEORIAS DA DEMOCRACIA
PROFESSORA MARTA MENDES DA ROCHA
Aluno: Antonio Carlos Romanelli Soares
TRABALHO: "Democracia, participação e instituições na era da Internet"
Depois das “Diretas já” na década de 1980 em que os caras pintadas invadiram as ruas de todo o Brasil, as manifestações de junho de 2013 foram sem dúvida a maior manifestação popular dos últimos tempos ocorrida no Brasil e noticiada de forma expressiva pela mídia nacional e internacional.
À primeira vista os protestos deram início por manifestações populares em razão do aumento das tarifas de ônibus nas principais capitais do Brasil, no entanto, o movimento começou a tomar outras dimensões que ultrapassaram o objetivo inicial, com diversas bandeiras convivendo juntos num mesmo movimento e assim fortalecendo e tornando-o grande e poderoso.
As multidões invadiram as ruas por todo o Brasil, ocupando praças, lugares públicos, instituições organizadas como Congresso Nacional, Assembléias Legislativas, Câmara de Vereadores, etc, buscando e reivindicando direitos até então deixados de lado pelos políticos e agora com o clamor público parece que os políticos chegaram à conclusão que devem acordar para a situação de que devem acontecer mudanças estruturais imediatas.
Sobre esta idéia liberal de que os indivíduos são dotados de direitos, disse Held, David. Modelos de Democracia. BH. Paidéia, (1987: 15):
“O desenvolvimento da democracia em Atenas formou uma fonte central de inspiração para o pensamento político moderno. Seus ideais políticos – igualdade entre os cidadãos, liberdade, respeito pela lei ou pela justiça – moldaram o pensamento político no Ocidente durante eras, embora existam alguma idéias centrais como, por exemplo, a noção liberal, moderna de que os seres humanos são “indivíduos” com “direitos” ...”
É interessante ressaltar que os estudiosos da sociologia dizem que a democracia evoluiu com o tempo