A infância de Teresina na primeiras décadas
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES – CCECA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSOR: ROBSON
SÍNTESE DO TEXTO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ALUNAS: ANANDA SOARES
ANA CRISTINA
ANNA CAROLINE
YSNAIRA POLLYANA
TERESINA
NOVEMBRO/2013
A INFÂNCIA EM TERESINA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS
DO SÉCULO XX
Este trabalho analisa as transformações nas formas de vivenciar a infância em Teresina no século XX. Este período se caracterizou pelo crescimento da procura pela escolarização infantil nos grupos médios e nas elites.
Teresina seria considerada o centro catalisador desse processo, ocasionando a migração de milhares de crianças das áreas rurais do Piauí e do Maranhão em busca da continuidade da escola.
Com a transição do mundo rural para o mundo urbano houve consequências, pois a infância mudaria o seu significado – as práticas arraigadas seriam condenadas e novas formas de perceber e dizer a infância seriam incorporados.
As biografias de pessoas que viveram nesse tempo mostram que foram transformações estruturais que as impulsionaram a migrar de áreas rurais para Teresina com o objetivo de completar os estudos.
Encontrou-se durante a pesquisa uma vasta problematizarão elaboradas por literatos a pensar a infância e a apontar a necessidade de articular nova práticas sociais com relação às crianças. O objetivo desse estudo é identificar, nas trajetórias trabalhadas, as práticas cotidianas que levariam os indivíduos a construírem suas subjetivações para, depois, verificar as propostas dos literatos. Por último analisar os possíveis resultados, os consumos desses discursos, percebendo como a formação das pessoas era influenciada ou não pelas propostas dos literatos.
As crianças, no período em estudo, viviam vinculadas ao meio rural ou ao mundo das pequenas cidades e suas sociabilidades. Nessa época as crianças só eram vistas