A informática na educação
Angelo Cesar Mendes da Silva
Mayara Amanda da Silva
ARTIGO:
“A Informática na educação”
JUIZ DE FORA
NOVEMBRO DE 2013
Angelo Cesar Mendes da Silva
Mayara Amanda da Silva
ARTIGO:
“A Informática na Educação”
Trabalho apresentado à disciplina:
Informática na Educação do Curso de Sistemas de Informação, do
Instituto
Federal
de
Ciência
e
Tecnologia do Sudeste de Minas
Gerais
–
MG.
Professor:
Honório Glanzmann
JUIZ DE FORA
NOVEMBRO 2013
José
A Informática na Educação
RESUMO:
O texto abaixo tem como objetivo principal contar a história da informática no
Brasil e como ela pode ser usada na educação. Trataremos a informática como uma importante ferramenta pedagógica, citando ideias e teorias de filósofos e estudiosos que contribuirão para sua inserção na educação.
Palavras-chave: Informática. Educação. Piaget. Freire.
1. Introdução
A História da Informática na Educação no Brasil data de mais de 20 anos.
Nasceu no início dos anos 70 a partir de algumas experiências nas universidades. Nos anos 80 se estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área hoje tivesse uma identidade própria, raízes sólidas e relativa maturidade.
Após anos de atrasos em relações a países desenvolvidos como EUA e França, o Brasil teve a oportunidade de analisar os projetos implantados nesses dois países e retirar o melhor de ambos em seu programa didático.
Diferentemente dos EUA que visavam "automatizar o ensino" ou promover a alfabetização em informática e da França que visava desenvolver a capacidade lógica e preparar o aluno para trabalhar na empresa, no "Programa Brasileiro de Informática em Educação" (Andrade, 1993; Andrade & Lima, 1993) o papel do computador é o de provocar mudanças pedagógicas profundas. Aliado aos avanços tecnológicos e a ampliação da gama de possibilidades pedagógicas que os novos computadores e os diferentes softwares disponíveis oferecem, é