A informação científica em segurança e saúde no trabalho
Avaliando um sistema de gestão de SST,no intuito de gerar informações que venham auxiliar , na tomada de novas idéias e estratégias para um melhor desempenho, percebe-se que a informação é ponto primordial, sendo válida somente quando repassada para o meio.
Sendo assim informação guardada não tem a menor serventia no sistema de gestão de SST; a mesma deve nos apresentar eficácia, sendo capaz de determinar mudanças, necessitando clareza, precisão, velocidade de transmissão e direcionamento específico.
Desta maneira, a organização e seus gestores tem em mãos os instrumentos para prevenir riscos podendo erradicar acontecimentos indesejáveis.
Tendo a internet como uma ferramenta de extrema eficácia, pois favorece acesso a informação, uma maior reflexão e cooperação profissional, e as conveniências geradas pela era dos computadores, percebemos que é possível agregar valor a informação tornando a prática otimizada, facilitando a geração de reflexões com o intuito de construir ferramentas que viabilizam a comunicação.
Ressaltando que as pesquisas em busca de informações são financiadas pelo estado, dispondo de recursos públicos, e após sua conclusão não se torna acessível a todos os que delas necessitam, surgiu o OAI (open archives iniciative), conhecida também como AA (iniciativa dos arquivos abertos), tendo como objetivos principais a superação destes obstáculos impostos por empresas editoriais; Formando assim um conceito inovador, disponibilizando texto com visualização de forma rápida, democratizando o acesso à essas publicações, com intenção de enfraquecer este monopólio.
Com o propósito de oferecer interoperabilidade entre vários repositórios mundo a fora, tornou-se necessário a criação de padrões também conhecidos como Formatos, permitindo o intercambio de dados.
Os Repositórios são sistemas de informações que, armazenam, preserva e divulga essa produção a todo o meio interessado, podendo possuir um