Segurança e Saúde
Bruno Dias Ferreira
Bolsista de Iniciação Científica, Desenho Industrial, UFRJ
Nuria Fernández Castro
Orientadora, Engenheira de Minas, CATE - CETEM/MCT
Resumo
O rápido crescimento do setor de produção de rochas ornamentais nos últimos anos tem obrigado as empresas a produzirem mais e mais rápido para poderem atender às demandas do mercado. Contudo seu crescimento não tem sido acompanhado de melhorias nas condições de trabalho dos operários, que sofrem anualmente muitos acidentes, alguns dos quais são mortais. Além dos acidentes que ocorrem nos trabalhos em pedreiras e serrarias, há uma grande incidência de doenças profissionais, resultantes dos esforços repetitivos e até do estresse. Considerando-se a informação fundamentada na prevenção como a solução para orientar o trabalhador a fim de mantê-lo seguro e ciente dos seus direitos e deveres, foi elaborada uma cartilha de segurança e saúde para trabalhadores de pedreiras e serrarias. Descreve-se, neste trabalho, a motivação e o processo de elaboração da mesma, apresentando-se também o resultado obtido.
1. Introdução
Todos almejam viver com dignidade, ter um trabalho que proporcione um nível de vida aceitável e no qual sejam respeitados seus direitos fundamentais. Todo trabalhador tem o direito de conhecer os riscos aos quais está submetido, assim como dominar os procedimentos e possuir os elementos de segurança necessários para reduzir ou contornar esses riscos com a finalidade de evitar acidentes e proteger sua saúde.
Embora a situação tenha melhorado muito, cerca de 2,2 milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo devido a acidentes no trabalho ou a doenças relacionadas com a profissão (BRASIL, 2008a). Estimativas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) apontam para 6.000 mortes por dia (Gazzoni, 2008). No Brasil, as estatísticas de acidente de trabalho compreendem somente os trabalhadores formais regidos pela