A influência dos meios de comunicação na massa
Ágatha Herzer1
RESUMO
Analisa o impacto que os meios de comunicação podem provocar na sociedade, abordando o poder que eles possuem indo muito além de transmitir informações, é capaz de ditar regras, agindo diretamente no comportamento, pois age direto na opinião pública. Examina a mídia como formadora de opiniões, a manipulação de informações e as consequências disso, a forma como a moda é lançada e o papel dela na política.
PALAVRAS-CHAVE:
Palavra-chave: Mídia; Palavra-chave: Meios de Comunicação Social; Palavra-chave: Formação de opinião; Palavra-chave: Moda; Palavra-chave: Política.
INTRODUÇÃO
O poder da mídia sobre a sociedade vem sendo tratada constantemente. E ela é brutalmente capaz de qualquer coisa, capaz de provocar comportamentos, tendências, atitudes e comportamentos. Nos dias atuais, isto se tornou ainda maior, graças à internet, as informações estão cada vez mais rápidas e acessíveis a quase todos.
Está influência vem disfarçada, normalmente não sendo percebido no cotidiano das pessoas, como por exemplo, novelas e jornais, que está sempre no dia a dia da população.
Muitas pessoas acreditam que esse poder que os meios de comunicação têm, é ainda maior na camada da sociedade em que não é tão bem instruída, pois sem a educação adequada, não teriam as condições de discernir e questionar o que é passado para eles através da mídia.
Acredita-se que sem a comunicação não há história, que a comunicação é a história, pois sem ela não seria possível o acesso aos fatos do passado.
Se considerarmos que toda história refere-se ao fracasso ou ao sucesso de homens que vivem e trabalham juntos em sociedades, com pretensão ou ao verdadeiro ou ao verossímil, a história é, na verdade, o fragmento ou o segmento de um mundo da comunicação. São os atos comunicacionais dos homens do passado o que se pretende recuperar como verdade absoluta ou como algo capaz de ser acreditada como verídico. É, nesse sentido,