A influência da mídia e dos meios de comunicação de massa na formação da identidade das pessoas e suas conexões com as relações sociais
Introdução
A mídia possui grandes ligações com interesses políticos e econômicos, os meios de comunicação não apenas transmitem mensagens mais alienam as pessoas a terem comportamentos e ações que a mídia estabelece, criando assim uma forte influência na vida das pessoas, no modo de agir, pensar, vestir, se comportar. As pessoas acabam perdendo a identidade própria através desse consumo exagerado desses meios de comunicação em massa.
Desenvolvimento
O ser humano é uma criatura de muitas faces. No lado psíquico ele é único e exclusivo de sua raça, por outro ele carrega características genéticas e biológicas semelhantes aos animais. A grande diferenciação está em sua capacidade de pensar, criar e sentir emoções. A maneira como elaboramos nossas escolhas e como nos desenvolvemos ao longo de nossa jornada é através da cultura em vivemos.
Considerando os tempos atuais, a mídia é uma importante parte da cultura vigente, elaborando e criando o novo ser humano, que estão sendo cada dia mais influenciados.
Muito pouco tem sido feito mesmo se tratando de um tema que, a cada dia, cresce dentro de nossa sociedade. A publicidade pode ser colocada como uma das “principais mídias difusoras dos valores do sistema global” (TRINDADE, 1999, p.81).
O poder, o dinheiro, o progresso, são hoje considerados fundamentais na vida da sociedade, o ter, poder e comprar tem muita importância para o ser humano , mais do que a sua própria evolução. Esses são conceitos enraizados pela mídia na vida das pessoas gerando uma sociedade cada vez mais capitalista, causando também a exclusão social. De acordo com Trindade (1999, p.90), o sujeito procura a realização e a satisfação, racionalizar seus desejos em objetos de consumo e coisas que se possam comprar ou fazer.
A mídia também tem o papel de entreter e