A influência da mídia e dos meios de comunicação de massa da mídia na formação da identidade das pessoas
Introdução
A comunicação de massa é a divulgação de informações através de jornais, televisão, rádios, cinema e Internet, ao qual se reúnem num sistema denominado por media. A comunicação de massa tem a característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, começando de um único emissor. As sociedades receptoras geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos e dinâmicos, onde há um grande poder dos media sobre a sociedade.
Como surgio?
Só começou-se a compreender o fenómeno das massas ou agrupamentos de pessoas por não ter uma organização interna por exemplo um grupo de pessoas que anda na rua na mesma direcção. No geral comunicação de massa ou media no meio da comunicação torna-se agentes que participam no desenvolvimento das nossas atitudes.
São apresentados vários elementos de argumentos positivos ou negativos nas comunicações que despertam temor ou alarme e as apresentações de conclusões sem recomendar atitudes e acções específicas e concretas.
Tipos de comunicação
Dentro dos agrupamentos de pessoas desenvolvem-se diversos tipos de comunicação entre os quais se destaca:
A propaganda:
De um ponto de vista psicológico, a propaganda, enquanto um dos grandes fenómenos de comunicação, consiste no resultado da junção entre dois elementos: a informação e a persuasão. Apresenta a informação sobre um produto, marca, empresa ou política que vem a influenciar a atitude de uma audiência para uma causa de posição ou atuação.
A opinião pública:
No caso da opinião pública interferem não só factores racionais como também factores afectivos e emocionais. No processo gerador da opinião pública distingue-se por quatro fases: a discussão de um problema no seio de pequenos grupos; a discussão desse mesmo problema mas entre os líderes de diferentes grupos; a passagem da discussão desse problema para os meios de comunicação em público, e na última fase a opinião pública ganha