INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS PESSOAS
Considerando-se a influência da mídia em nossa formação, torna-se fundamental a construção de filtros e atenção as fontes das notícias e do conteúdo abordado.
Hoje a mídia e os meio de comunicação em massa atinge todas as escalas sociais e influenciam diretamente a formação e o caráter das pessoas, abordaremos, ponto de vista na qual esta alienação pode prejudicar tantos os mais jovens quanto os mais velhos.
A mídia hoje busca audiência para gerar receita e notoriedade e credibilidade perante ao telespectador, contudo nesta busca pela preferência será uma vantagem em relação a concorrência televisiva.
Hoje presenciamos uma certa evolução no que tange a informação construtiva, mas a mídia ainda tem muito que evoluir, afim de não tentar criar conceitos e juízo de valor sobre determinado fato.
DESENVOLVIMENTO
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA SOCIEDADE
Atualmente existem o jornalismo, a televisão, a internet, filmes, vídeos, rádios e tantos outros meios de comunicação que estão em todo lugar e em qualquer tempo. Esses veículos de comunicação são capazes de atingir praticamente todos os segmentos sociais e influenciar suas formas de pensar e agir. Todos eles lançam moda, ditam regras, elegem candidatos, destituem políticos de seus cargos, condenam suspeitos (mesmo antes de serem julgados), criam e destroem valores, proporcionam a erotização precoce das crianças, levam ao aumento de índices de criminalidade e, principalmente, induzem ao consumo dos mais variados produtos.
De acordo com Andressa Zanandrea em seu artigo “Televisão x Comportamento” escrito na Revista Paradoxo um dos tipos de programas televisivos que mais exerce influência no comportamento dos espectadores é a novela. As novelas imitam a realidade e acabam por reproduzir comportamentos e ideologias que podem gerar violência; induzir crianças e adolescentes a praticarem sexo precocemente e adultos a praticarem adultério; alienar o cidadão comum assalariado em