Refrigerantes
CAMPUS PATOS DE MINAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
REFRIGERANTES
JÉSSICA OHANA TEIXEIRA RADESPIEL
PATOS DE MINAS
2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, será mostrado mais a fundo o processo de fabricação do refrigerante. Desde os ingredientes a serem usados, até o controle da qualidade do produto final. O refrigerante é uma bebida rica em corantes e conservantes que contém grande quantidade de açúcar, exceto nas versões light e diet. que apresentam menor quantidade. Possui aroma sintético de fruta e gás carbônico. O refrigerante surgiu em 1676 em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar. Os refrigerantes podem ser classificados como:
• Refrigerante à base de sumo de frutas com quantidade mínima de sumo de uma ou de várias frutas.
• Refrigerante à base de extratos vegetais dissolvidos em água com aromatizantes podendo haver ou não sumo e outros ingredientes vegetais.
• Refrigerante à base de aromatizantes onde são dissolvidos os aromas, sumos, açúcares, dióxido de carbono, acidulantes e antioxidantes.
HISTÓRIA DO REFRIGERANTE
Os primeiros refrigerantes surgiram em 1676, em Paris. Na verdade, a mistura era mais um suco artificial do que um refrigerante. Nela continha água, sumo de limão e açúcar.
O refrigerante como conhecemos, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772 por Joseph Priestley, o qual desenvolveu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada. No entanto, tal mistura só foi comercializada em 1830, exclusivamente para fins farmacêuticos, como no auxílio da digestão, por exemplo.
Duas das maiores fabricantes de