refrigerante
Açúcar
Ele confere o sabor adocicado, encorpa o produto, fixa e realça o paladar.
Concentrados
Dá o sabor, cor e aroma.
Acidulantes
Os acidulantes possuem a função de regular a doçura do açúcar, realçar o paladar e baixa o PH da bebida.
Conservantes
Os conservantes inibem o desenvolvimento de micro-organismos que provocam turbidez e alterações no sabor e odor.
Edulcorantes
São usados nas bebidas de baixa caloria para dar sabor doce e substituir o açúcar.
Dióxido de Carbono ou gás carbônico
Esse processo prove características do paladar e a aparência da bebida.
O refrigerante possui Ácido carbônico que é um ácido inofensivo e se decompõe em bolhas de gás carbônico, restando somente água, por isso, quando deixamos aberta uma garrafa, com o tempo, ela “fica sem gás”.
O refrigerante é uma das bebidas mais consumidas do mundo, ficando atrás somente do consumo de água. Essas bebidas aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e câncer de esôfago também causa enfraquecimento dos ossos, produz diferentes alterações no organismo e prejudica os dentes.
Cresce cada vez mais o numero de consumidores, principalmente entre crianças e adolescentes. Em média, cada brasileiro ingere 35 litros da bebida ao ano. Segundo especialistas os refrigerantes são comparados com o cigarro.
Os refrigerantes não possuem nutrientes positivos para o nosso organismo, só contêm calorias vazias. Por isso, pense muito antes de beber refrigerantes, se não puder evitá-los, pelo menos modere sua ingestão.
Segundo os pesquisadores, a cafeína consumida neste tipo de bebida pode gerar algum tipo de dependência fisiológica e até psicológica em adultos e crianças, e algumas pessoas chegam a sentir falta do produto se interrompem o consumo.