Refrigerantes
Este trabalho aborda a produção de refrigerantes, descrevendo a função de cada um de seus componentes. Sua fabricação exige um rigoroso controle a fim de assegurar a qualidade de um produto destinado ao consumo humano. O refrigerante também se presta para diversas experiências em sala de aula, envolvendo a análise sensorial, a solubilidade de gases em líquidos e as reações em meio ácido.
PROBLEMA ; Os refrigerantes podem fazer mal a saúde ?
OBJETIVOS ;
GERAL : mostrar do que são feitos os refrigerantes e como agem no organismo e porque a água é o melhor liquido para o nosso corpo
Os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante :
ÁGUA;
Primeiramente os fabricantes realizam um tratamento próprio e rigoroso da água[->0] a ser utilizada no processo, para tanto, são realizadas filtragens[->1] ou outras operações para garantir a pureza da água. Esta água deve se enquadrar em alguns padrões estabelecidos como: baixa alcalinidade[->2], controle do excesso de sulfatos[->3], cloretos[->4], ferro[->5], cobre[->6] e manganês[->7], eliminação de cloro[->8] e fenóis[->9], além de possuir padrões microbiológicos[->10] adequados.
AÇÚCAR;
O segundo ingrediente em quantidade com cerca de 11% (m/m), é o açúcar. Este ingrediente confere o sabor adocicado[->11], encorpa o produto, juntamente com o acidulante[->12], fixa e realça o paladar e é fornece energia. A sacarose[->13] é o açúcar normalmente usado.
CONCENTRADOS;
Depois, acrescenta-se um concentrado que dá as características de sabor[->14], cor[->15] e aroma[->16]. São compostos por extratos, óleos essenciais[->17] e destilados de frutas e vegetais. Bebidas com sabor de frutas[->18], nesta fase podem receber uma quantidade de suco natural.
ACIDULANTES;
Os acidulantes[->19] possuem a função de regular a doçura do açúcar, realçar o paladar e baixa o pH[->20] da bebida, inibindo a proliferação de microorganismos. Todos os refrigerantes possuem pH ácido, variando de 2,7 a 3,5