A Influência do Populismo no Rádio Brasileiro durante o Estado Novo
Título do Trabalho
CEPE - 2003
Curso e Ano
A Influência do Populismo no Rádio Brasileiro durante o Estado Novo
Título do Trabalho
RODRIGO OTAVIO CORRÊA SAMPAIO
Nome
12 DEZ 03
Data
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E ESTRATÉGIA
Curso
Este documento é resultado do trabalho do aluno do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E ESTRATÉGIA DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG). Seu conteúdo, quando não for citada a fonte da matéria, reflete a opinião do autor, não representando, necessariamente, o pensamento da ESG.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O rádio brasileiro, durante o período do Estado Novo, foi de grande importância para o governo ditatorial de Getúlio Dornelles Vargas, o líder populista que governou o País de 1930 a 1945. Este trabalho tem como objetivo principal mostrar a forma a qual se deu a ligação entre o governo populista de Vargas e o rádio, quer dizer, como o governo utilizou o rádio em seu benefício.
A dificuldade de encontrar material de pesquisa foi notória durante todo o trabalho, pois, em certos momentos, sente-se que haveria a possibilidade de ir mais longe, mas a falta de material a qual pudesse dar fulcro a determinadas incertezas impossibilitou esse avanço.
Inicialmente inicia-se com um histórico da vida de Vargas, da infância até a iniciação política, pois se achou importante que o leitor saiba quais foram suas influências. Influências estas que podem ter sido vitais na formação do grande estadista que foi Vargas.
No capítulo seguinte, tenta-se mostrar o que foi o Populismo, política utilizada por Vargas e que só foi derrotada com o golpe militar de 1964. Procura-se explicar como o populismo foi utilizado pelos governos latino-americanos, em especial no Brasil, México e Argentina. Cabe ressaltar que Brasil, Argentina e México utilizaram o populismo como saída para suas crises política-econômica-sociais, mas, em cada um destes países, o populismo teve sua