Alterações na Frequência Cardíaca e Pressão Arterial antes e após o exercício
Votuporanga
Novembro / 2014
INTRODUÇÃO
O que é Frequência Cardíaca e Pressão Arterial?
Dá-se o nome de frequência cardíaca ao número de pulsações (batidas do coração) por unidade de tempo. Esta frequência costuma ser expressa em pulsações por minuto, cujo número normal varia segundo as condições do corpo (se está em atividade ou em repouso).
A pulsação pode ser tirada em diversos pontos do corpo. Os mais habituais são o pulso, o pescoço e o peito, já que é aí onde se consegue notar os batimentos com maior facilidade. Os pontos de pulsação mais usados para medir a frequência cardíaca são aqueles nos quais as artérias estão mais perto da pele.
A forma correta de apalpar a pulsação é com o indicador e o dedo maior (tendo em conta que o polegar tem a sua própria pulsação). Os dedos devem exercer uma suave pressão na zona onde passa a artéria para, deste modo, sentir as pulsações.
A frequência cardíaca varia em função das características de cada pessoa, pois depende do estado físico, da idade, da genética e das condições ambientais, entre outros fatores. Um adulto saudável apresenta uma frequência cardíaca de entre 60 e 100 pulsações por minuto, que podem cair as 40 durante o sono e subir às 200 com a atividade física intensa. A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico. O primeiro se refere à força de bombeamento do coração e o segundo, à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braços, pernas e abdome).
A pressão não é fixa e pode variar instantaneamente, dependendo do estado da pessoa no momento (se está em repouso, em atividade, nervosa ou falando alto, por exemplo). O valor é