populismo no brasil atual
Populismo e desenvolvimentismo no Brasil atual
CSPP2A
CLAUDIO MACHADO
GABRIEL DOMENECH
ISABELA LOPES
MARIANA MEDEIROS
TAMIRES MELO
Populismo
O termo populismo é utilizado para caracterizar um conjunto de práticas políticas que consiste no estabelecimento de uma relação direta entre as massas populares e um líder carismático, sem que haja a intermediação de um partido político. Dessa forma a massa popular é colocada no centro da ação.
O populismo na América Latina esteve associado à industrialização e à urbanização, sendo um fenômeno político que se iniciou no Brasil a partir da década de 30 com a extinção do Estado Oligárquico com economia exportadora cafeeira e a Revolução de 1930 que deu origem ao Estado Novo.
Com o novo Estado o grupo oligárquico não conseguia assumir mais o poder, pois sua ideologia não correspondia mais com a economia no Brasil. A classe média também não conseguiu subir ao poder por não ter uma ideologia formada. Nesse contexto as massas populares foram ganhando cada vez mais força.
Getúlio Vargas assume a presidência no meio desse conflito entre classe oligárquica e classe média, transforma o país em uma nação e usa as massas populares como maior instrumento. O Estado passa a agir como solução de compromisso e, além disso, passa a ser o árbitro que decide em nome dos interesses nacionais.
Como as massas populares ganhavam cada vez mais força, o “fantasma do povo” aproveita-se disso, onde questões sociais eram contempladas pelo poder público a esses grupos. Exemplos dessas questões sociais foram as leis trabalhistas concedidas ao trabalhador urbano, pois Getúlio não queria entrar em conflito com os latifundiários.
No Brasil, o populismo de Vargas ficou conhecido também como trabalhismo, devido à ligação entre o líder e os trabalhadores, difundida com a proposta nacional-desenvolvimentista, onde os trabalhadores deveriam trabalhar a favor da