História da América
JOSÉ CARLOS DOS SANTOS ANDRADE (1184886)
“O POPULISMO LATINO-AMERICANO”
PÓLO MONGAGUÁ
2014
JOSÉ CARLOS DOS SANTOS ANDRADE (1184886)
“O POPULISMO LATINO-AMERICANO”
Trabalho apresentado ao Curso de História da Faculdade de Franca – UNIFRAN - como exigência para obtenção de nota do portifólio de História da América III, do 5º semestre.
PÓLO MONGAGUÁ
2014
É possível dizer que o populismo latino-americano está morto? Ou continua exercendo sua influência na sociedade atual?
Ao meu ponto de vista vejo que o populismo não está totalmente morto, entretanto, também não está totalmente em atividade como pode ser visto durante os regimes de Vargas no Brasil, Cárdenas no México e Perón na Argentina, entre outros.
Podemos ver que o termo “populismo” vem sendo mais utilizado de acordo com que os movimentos e protestos vem ocorrendo com mais freqüência em diversas países latino-americano, podemos citar na Venezuela com Hugo Cháves, na Bilivia com Evo Morales, no México com López Obrador, no Peru com Ollanta.
O populismo tem dois pontos de vista; de um lado o ponto positivo, baseado no fato de que o populismo é manter contato mais próximo com populares, massas mais pobres buscando alcançar uma qualidade de vida melhor para essas pessoas, dando mais prioridade para eles e ouvindo suas queixas. O que podemos retratar no Brasil com o ex-presidente Lula.
Do outro lado o ponto negativo onde alguns vêem o populismo como mera manipulação das massas mais pobres e carentes, já que são a grande maioria e assim quando manipulados acabam se vendendo as vezes por valores insignificantes, mas que não podemos esquecer que para as pessoas mais carentes qualquer “ajuda” e sempre bem vinda, dessa forma não são respeitados leis e legislações, dessa forma esse político que parece ser tão “bom” para a população na verdade faz uso dessa populismo para beneficio próprio e se manter no poder