Argumentos contra e a favor ao aborto
Negam que o nasciturus, (nome jurídico feto), seja um ser humano antes da nidação, nas primeiras semanas ou meses. mas isso não condiz com a biologia moderna, que prova que pela fusão do ovulo com o espermatozoide, acontece a concepção de um novo ser humano, que já possui os elementos essenciais da sua identidade genômica e cromossômica, além de uma energia endógena que o impulsiona a desenvolver-se. a mulher tem direito de decidir sobre o seu próprio corpo, incluindo interromper a gravidez. Outro argumento inválido que forma um retrocesso jurídico a época que predominava a lei do mais forte, porque o novo ser humano, mesmo dentro do útero feminino e ainda dependendo da mulher pra sobreviver, não faz parte do seu corpo, mas tem características biológicas diferentes das dos progenitores.
Gravidez indesejada. Não é válido o argumento de que a gravidez foi indesejada, se a mulher aceitou a relação com o homem. Todo mundo é responsável pelos seus atos e pelas possíveis consequências, mesmo que haja arrependimento.
Contra o aborto:
Contra o Aborto
- Há outros meios para se salvar a vida da gestante. Os avanços da medicina podem possibilitar a garantia de uma gestação próxima da normalidade e salvar a vida de ambos.
- Não é possível ter-se absoluta certeza de que a gestante iria a óbito. Os tratamentos possíveis sugerem que a probabilidade maior é a da sobrevivência da mãe, não o óbito.
- Pode se causar um risco maior à vida da gestante. O aborto, por ser um procedimento contra a natureza, poderá acarretar danos irreversíveis para a mulher.
- A vida da gestante não tem maior valor do que vida do feto. Na verdade não há colisão entre direitos, pois se tratam de pessoas distintas.
- Tirar a vida do feto fruto de violência sexual perpetrada contra a mãe não repara o mal causado. O aborto seria um erro para corrigir outro. Cabe ao estado proporcionar assistência psicossocial à mulher que poderá encaminhar a criança para doação, se