Lula populista
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Campus de Bauru
Comunicação Social - Jornalismo
Presidente Lula um populista?
Relatório do Seminário apresentado em 15 de junho de 2010 ao prof. Maximiliano
Vicente. Departamento de Ciências Humana da UNESP. O trabalho faz parte da avaliação final da disciplina Realidade
Socioeconômica e Política Regional do curso de Jornalismo
Aluna: Milena Nogueira Lessa RA:
730891
BAURU
2010
1- Presidente Lula um populista?
Há uma grande discussão atualmente sobre o governo do Presidente Luis Inácio da Silva. Há estudiosos que dizem que as ações do governo Lula lembram a política populista encabeçada por Vargas e sucessores entre 1930 à 1960. E justificam a afirmativa dizendo que o populismo foi usado para dar continuidade ao modelo neoliberal já desenvolvido por Fernando Henrique Cardoso.
As páginas a seguir mostraram algumas idéias que giram em torno do assunto. A começar serão traçadas algumas características da política populista, a seguir algumas comparações com o governo atual.
Angela de Castro em seu artigo O populismo e as ciências sociais no Brasil, explica que são populistas os políticos que enganam o povo com promessas que não cumprem. Para ela a política populista demonstra que o povo não aprendeu a votar.
A política populista se deu em um cenário de crescimento das cidades, quando acontecia a transição da economia de base agrária para uma era moderna, assim havia necessidade de reconquistar o poder perdido pela aristocracia.
Ou seja, populismo se originou com o crescimento do proletariado que não adquiriu consciência de classe e conseqüentemente não participa da política. Essas transformações geraram uma crise na classe dirigente que perdeu sua representatividade e, agora, a classe precisa conquistar o apoio das massas emergentes para voltar ao poder. Afim de atingir esse objetivo é necessário então, um líder populista carismático que mobilize as