Populismo no brasil
Seminário 3 – Texto: O colapso do populismo ou a propósito de uma herança maldita, de Daniel Aarão Reis Filho
1. O que é?
Entre a transformação de uma sociedade de base agrária para uma sociedade urbano-industrial emerge um modelo de desenvolvimento com o objetivo de conciliação de classes, hegemonizado pela burguesia industrial e dirigido pelo intervencionismo estatal, com figuras carismáticas, em seu maior exemplo Getúlio Vargas.
Como principais características do populismo no Brasil, o autor O. Ianni relaciona: a política de substituição das importações, a caracterização do Brasil como potência autônoma, a política de massas, o dirigismo estatal e a política externa independente. Em troca de benefícios, os trabalhadores abandonam sua voz política e são conduzidos e manipulados por essas lideranças carismáticas.
2. Como surgiu?
O governo populista no Brasil tem início em 1945 e tem seu fim em 1964 com a implementação da ditadura militar.
Devido ao contexto do êxodo rural do começo do século XX em função da industrialização, a população necessitava de mudanças políticas voltadas a esse novo modelo de sociedade. Através da pressão popular por meio de sindicatos foram instituídas medidas como, por exemplo, a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) feita por Getúlio Vargas.
Getúlio Vargas liderou a revolução de 1930 pondo fim a República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes, se tornando então, presidente da República.
Getúlio com seu discurso trabalhista tomou atitudes indispensáveis para o aumento de sua popularidade, como: diminuição da jornada de trabalho, salário mínimo, aposentadoria, etc. Ao mesmo tempo, o então presidente dosava suas decisões, tentando de certa forma favorecer também a elite do país.
Além de Getúlio