ERA VARGAS
Linha do tempo
1930- Revolução Politica: Movimento revolucionário, depondo o governo federal e imprimindo novos rumos ao país. A revolução de 30 levou Getúlio Vargas ao poder, lá permanecendo por 15 anos consecutivos.
1931- Movimento dos Pioneiros da Educação, Movimento nacional relacionado à areado sistema educacional formal brasileiro. Foi gerado por uma série de educadores, como Anísio Teixeira, Lourenço Filho etc., que tinham participado de reformas do ensino primário e secundário em vários estados brasileiros. O movimento propunha, entre outras demandas, a criação de um sistema nacional para a administração de políticas educacionais, o ensino público gratuito e de caráter universalizante, a não-diferenciação de sexo nas escolas etc.
1932- Revolução Constitucionalista: Em 9 de Julho de 1932, eclodiu uma revolta em São Paulo contra o seu governo. Os Paulistas reivindicaram a elaboração de uma constituição e, se possível a queda do governo federal, contudo, o plano não deu certo. São Paulo não recebeu o apoio de outros estados, ficando fácil para Vargas sufocar a rebelião após três meses de combate. Apesar da derrota, os paulistas conseguiram que Vargas agilizasse a convocação de uma assembléia constituinte, para 1933. Em 1934, foi promulgada, a terceira constituição do Brasil, com algumas novidades.
1934- Nova Constituição: A nova constituição beneficiava, tanto a burguesia quanto os trabalhadores. De suas principais características, destacam-se: O salário mínimo – Necessário para suprir os gastos básicos; Regulamentação do trabalho do menor de idade; Férias Anuais remuneradas; Direito de voto às mulheres...
1935- A aliança Libertadora Nacional (ALN): Era uma frente política heterogênea. Composta de comunistas, ex: tenistas e sindicalistas. Opunha-se à política de Getulio e era coordenada por Luis Carlos Prestes
1935- Golpe do Estado Novo: Golpe de Estado dado pelo então Presidente Getúlio Vargas, com apoio de