A influência do judô na infancia
Túlio Kaio L. Limoeiro
O judô é uma modalidade esportiva amplamente praticada no Brasil, de característica intermitente, derivado do antigo Jujutsu, criado pelo mestre Jigoro Kano, sua doutrina trás como base a suavidade dos movimentos, e trabalhar com a força do outro. As crianças por trazem consigo uma boa desenvoltura para a pratica dessa luta, visto que a sua força de vontade para praticar é grande. Segundo o site http://www.academiamatsumi.com.br/noticias/05/02/2010/importancia-do-judo-e-karate-na-educacao-infantil/ acessado dia 16 de junho de 2012, quando diz que:
Na infância a criança se expressa através do movimento. O desenvolvimento do esquema corporal é um dos fatores mais importantes nessa fase, pois é o meio pelo qual a criança toma consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se através dele.
A prática do Judô tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afetivos da criança, ajudando a desenvolver: coordenação motora, lateralidade, orientação espaço-temporal, equilíbrio, concentração, respeito, disciplina, paciência e amizade. Por causa dessa influência positiva sobre os aspectos psicomotores, o Judô e tem grande importância desde a educação infantil, pois ajuda a criança a se desenvolver melhor e de forma global. Algumas pessoas afirmam que a criança deve-se iniciar no judô com quatro (04) anos de idade, pois ela irá aprender o que foi se falado anteriormente, o principal aspecto que diferencia o judô das outras modalidades esportivas é o contato corporal entre as crianças. A existência de uma razoável porcentagem de crianças agressivas surge exatamente da falta de contato físico entre elas na fase inicial da locomoção. O judô ajuda no desenvolvimento infantil quando, melhora a concentração, ajudará a ter mais disciplina com os seus colegas de escola e amigos, trabalha valores e o respeito entre outros aspectos. “Judô é o caminho para o mais eficiente uso da força física