trabalho de cultura corporal de lutas - judo
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2B - Vila Maria
TEMA DO TRABALHO: JUDÔ
Trabalho apresentado para a composição parcial da nota de AV1 de FILOSOFIA E ÉTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA do curso de Licenciatura em Educação Física, ministrada pelos professores Me.André Luis de Oliveira
Nome: Gislene Félix RA: 314102315
Nome: Kleber Jorge Melanda RA: 314110071
Nome: Kleber Lima Covo RA: 314203326
Nome: Natane de Pino Bariani RA: 314106637
São Paulo 2014
Historia
O Judô teve início em 1882, com Jigoro Kano, onde daí em diante foi idealizado o Judô. Ele tinha 23 anos e fundava o Instituto Kodokan, que se tornou um ícone sobre esta arte marcial.
As artes marciais tem origem muito antiga, disseminadas pelos samurais as técnicas foram sendo adaptadas e cada uma delas sendo divididas em estilos de lutas em todo o Japão. Elas tinham como princípio que numa luta sem armas o mais forte pode até matar o mais fraco se necessário.
Jigoro Kano um grande conhecedor das artes marciais criou o Judô na metade do século XIX com bases e conceitos de autodefesa, força mental e valores espirituais, além disso, Kano desenvolveu também as técnicas de quedas amortecidas e a vestimenta para o judô. O mestre Jigoro Kano dizia que para se tornar um grande lutador era preciso se tornar um grande ser humano.
Diferente do ju juitsu que o objetivo primordial era vencer a qualquer custo, no judo o foco foi no corpo e no espírito regendo práticas de respeito, cortesia e amizade mútua - expressada pelo cumprimento ou saudação. Segundo Kano, "o Judô é a arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual a vitória representa um fortalecimento do espirito".
Em fevereiro de 1882, foi inaugurada a primeira escola de judo, batizada de Kodokan (instituto do caminho da fraternidade) fundada em Tóquio - Japão, logo se tornou popular por todo o país, e rapidamente migrou para o