RESUMI CRÍTICO
CURSO: História – 2° Semestre
DISCIPLINA: Organização Política da Educação Brasileira
ACADÊMICO: Wallace Alves Palhares.
TUTOR: Meirirene Moslaves
DATA: 06/03/2014
ATIVIDADE: Resumo Crítico
Sistema de educação: subsídios para a conferência nacional de educação. Texto organizado a pedido da assessoria do MEC ( Ministério da Educação e Cultura) para servir de subsídio às discussões preparatórias da Conferência Nacional de Educação, escrito por Dermeval Saviani.
O artigo trata da temática de sistematização da educação em âmbito nacional, abordando a ação de educar no território brasileiro, desde o princípio, com os padres jesuítas até os dias atuais. Em suas vinte e nove páginas o texto mergulha na evolução política da educação brasileira, buscando salientar cada momento deste processo.
Como em todo sistema, o da educação brasileira, vem em sua forma, dotado de intencionalidade, de unidade, variedade e coerência interna e externa, ou seja, sua aplicabilidade provém da ação humana reflexiva de um assunto importante, no caso, a educação pública brasileira, visto que o da ordem privada não se encaixa neste. É factível a análise de alguns fatores negativos na estruturação e execução de um sistema tão grandioso como o da educação no Brasil. Esses obstáculos para a construção e desenvolvimento são esses a seguir: o econômico, o político, o da legalidade e o filosófico/ ideológico. O obstáculo econômico pode ser resumido a manutenção do ensino público, que atualmente, não se preocupa com os fatores qualitativos, mas sim com os quantitativos, visto a importância dada a números e índices em prol da visibilidade internacional e reflexo desta para aceitação e recebimentos de verbas oriundas de órgão internacionais.
O político trata da descontinuidade das iniciativas de reformas, que foram tantas no decorrer da história deste país, que são análogas a um movimento de zigue-zague, o que denota a fragilidade atual da