Deficiencia sensorial visual e auditiva
Disciplina: Inclusão Profª Silvana
DEFICIÊNCIA SENSORIAL
É caracterizado deficiência qualquer perda anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, decorrentes de causas congênitas e ou adquiridas. A Deficiência Sensorial divide-se em:
Visual e Auditiva
DEFICIÊNCIA SENSORIAL VISUAL
Este termo refere-se a uma situação onde o sujeito possui uma diminuição do campo visual ou ausência total da resposta visual. Mesmo após tratamento clínico, cirúrgico e uso de óculos convencional. Podemos classificar a deficiência visual em:
Leve ou moderada, profunda ou severa e perda total da visão.
Perda total da visão: têm somente a percepção da luz ou que não têm nenhuma visão e precisam aprender através do método Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão.
Perda Profunda ou Severa: têm limitações da visão à distância, mas são capazes de ver objetos e materiais quando estão a poucos centímetros ou no máximo a meio metro de distância.
Perda leve ou moderada: são considerados com visão indivíduos que podem ter seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilização de lentes.
PRINCIPAIS CAUSAS
Em países em desenvolvimento a causa mais comum são infecciosas, nutricionais, traumáticas e causadas por doenças como cataratas. Nos países desenvolvidos são mais importantes as causas genéticas e degenerativas, podem ser divididas em:
Congênitas (Ex. malformação ocular, glaucoma congênito, catarata congênita etc.) Adquiridas (Ex. traumas oculares, hipertensão arterial ou diabetes etc.)
COMO IDENTIFICAR
Alguns sinais da deficiência sensorial em crianças são: desvio de um dos olhos, não seguimento de objetos, não reconhecimento visual de familiares, baixo aproveitamento escolar, atraso de desenvolvimento No Adulto Borramento súbito ou paulatino da visão.
Ambos os casos: