Sistema Sensorial
Os principais órgãos dos sentidos são: * olhos (visão) * língua (paladar) * ouvidos (audição) * nariz (olfato) e * pele (tacto) Alguns animais, como os peixes, possuem outros órgãos dos sentidos, como a linha lateral. As estruturas sensoriais desses órgãos são terminais nervosos chamados receptores sensoriais e têm a capacidade de receber um determinado estímulo e transformá-lo em impulso nervoso. Esses receptores são classificados de acordo com a natureza do estímulo para os quais são sensíveis: * Quimioceptores, sensíveis à presença ou concentração de determinadas substâncias, como os responsáveis pelo paladar e olfato, * Fotoceptores, sensíveis à luz, como os cones e bastonetes dos olhos, * Termoceptores, sensíveis às mudanças da temperatura, * Mecanoceptores, responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas, e * Terminações livres.
Numa classificação mais geral, podem considerar-se três tipos principais de receptores sensoriais:
* exteroceptores, que recebem estímulos do exterior do animal, * visceroceptores, que recebem músculos dos órgãos internos, e * proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo e sobre a força que é necessário aplicar.
Deficiências sensoriais
Esta categoria agrupa verbetes que falam sobre deficiência auditiva ou deficiência visual, já que em ambas são caracterizadas por problemas de ordem sensorial.
Tipos de Deficiências Sensoriais
Astigmatismo O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é