Mini paper: Caracterização e discussão sobre oportunidades de uso de estudo de caso. Denise
Programa de Pós-graduação em Administração
Disciplina: Metodologia Qualitativa e Elaboração de Projetos
Prof. Dr. José Márcio
Mini paper:
Caracterização e discussão sobre oportunidades de uso de estudo de caso.
Denise Queiroz Ribeiro
Belo Horizonte, 25 de Outubro 2012
Caracterização e discussão sobre oportunidades de uso de estudo de caso.
Introdução
As ciências sociais são a base para o estudo das organizações e seus processos de administração, concentrando-se na organização do trabalhado para aumentar a produtividade.
Para Comte a sociologia só atingiria a condição de ciências se os fatos sociais fossem estudados de acordo com o positivismo, utilizando os métodos das ciências naturais. Isso vem sendo questionada à medida que os estudos sociológicos evoluem e que a sociedade se torna cada vez mais complexa.
O perfil multiparadigmático dos estudos organizacionais sugere que co-existem diversas maneiras de acessar e conceituar a realidade.
A coerência entre a noção de sujeito e as relações de objeto é definida pelos pressupostos ontológicos, epistemológicos e teóricos do pesquisador, influenciando sua opção de metodologia de investigação.
Além da presente incoerência entre a metodologia e a teoria das produções acadêmicas, observa-se o uso indiscriminado de termos e conceitos em pesquisa, sem o menor critério, especialmente quanto ao método de Estudo de Caso.
Discussão sobre os estudos de caso em teoria das organizações.
O princípio fundamental da produção do conhecimento científico é a questão metodológica. Um paradigma de pesquisa se constitui como um sistema de crenças baseado em pressupostos ontológicos – ligados à forma e à natureza da realidade -, epistemológicos – diz respeito à natureza da relação entre sujeito e objeto pesquisado e metodológicos – referente à forma ela qual o pesquisador buscará apreender a realidade.
O estudo de caso é uma estratégia para