controle estatistico de processo
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO VIA LINGUAGEM LIVRE
Anderson Ara1
Francisco Louzada2
João Paulo Sganzella3
RESUMO
A alta competitividade no mercado tem exigido que as empresas busquem agregar qualidade a seus produtos em busca de alto desempenho, minimização de desperdícios e redução do custo final do produto. Neste contexto, estrutura-se a metodologia de
Controle Estatístico de Processo (CEP). Empresas que fazem uso de CEP necessitam de softwares específicos. Sua utilização, envolve a realização de cálculos estatísticos, construções de gráficos, medição de capacidade de processo, entre outras necessidades.
Com isso, precisa disponibilizar recursos financeiros para compra de licença para a utilização dos mesmos, custo este que é muitas vezes repassado ao produto final. A proposta deste trabalho é a utilização de um ambiente computacional livre e gratuito que está disponível na rede mundial de computadores, conhecida como Linguagem R ou apenas Software R para proceder de forma gratuita à utilização do CEP. Neste artigo, procura-se demonstrar a aplicabilidade do CEP, via Software R, dentro do contexto industrial. Um conjunto de dados reais referente à textura superficial de eixos fabricados através de processo de usinagem é apresentado em detalhes.
Palavras-chave: CEP. Controle Estatístico de Processo. Processo de Usinagem. Rugosidade.
Software R.
Mestre, co-autor, e-mail: anderson@ufscar.br
1
PhD, co-autor, e-mail: louzada@icmc.usp.br
2
Graduando, e-mail: jc_pedreira12@hotmail.com
3
16
E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 16-31, 2012.
1
INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento industrial direcionado por produtos e serviços, as empresas vêm cada vez mais se preocupando com a sua sobrevivência e destaque dentro do mercado.
Períodos de menor concorrência e recursos