Etnografia
Significa: descrição de um grupo social
A Etnografia passou a ser fundamental na interação com a vida das pessoas, auxiliando a compreender melhor suas concepções, práticas, motivações e comportamentos.
Seu uso passou a ser utilizado para descrever a cultura de grupos primitivos específicos com a finalidade de reconstruir cenários ou grupos culturais
Descrever pequenas comunidades humanas recriando crenças, conhecimentos populares e comportamentos de alguns grupos.
É utilizado em diferentes áreas de pesquisa como: planificação, politicas sociais, direitos humanos, estudos culturais, enfermagem, etc.
Nos anos de 1920-1930, outros sociólogos como Robert Park , E. Burgess e L. Wirth recorreram ao estudo de campo, a observação participante e às entrevistas informais para documentar a vida cotidiana e estudar adaptações de grupos específicos naturais à sociedade urbana industrializada.
Nos anos de 1950-1960, Whyte, residente na periferia de Boston. Revigorou a etnografia em seu estudo sobre comunidade ítala americana. Fazendo-se um dos seus membros.
Nos anos 1960-1970 a etnografia se tornou multiface, fecundando diferentes disciplinas como a sociologia. Incorporando as análises que afetam o mundo. Incluiu em sua análise o contexto sócio histórico dos objetos de pesquisa.
Nos anos de 1980-1990 a etnografia oscila entre a legitimidade e a representatividade científica.
A Etnografia compõe hoje um amplo campo de estudos e questões teórico-metodológicas, em diferentes disciplinas científicas, mantendo algumas características básicas pelas quais é definida: Observação ou pesquisa participante, estudo de campo, micro estudo de pequenos grupos, descrição da cultura.
Características:
Etnografia – caracteriza-se pela descrição de mundos culturais, para fazer um registro detalhado. A fim de recriar as crenças, descrever práticas e artefatos, revelar comportamentos, etc...
Pesquisador – Permanecem em campo durante um período, na vida cotidiana de