A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO MODELO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA
Tomando como premissa as Teorias do Desenvolvimento Humano, idealizadas por teóricos reconhecidos como Freud, Piaget, Wallon e Vygostky, que contribuiram para o entendimento de que existem formas diferentes de se avaliar e interagir na evolução do nosso aprendizado (LEGAL E DELVAN, 2009), é possível elucidar que os estilos de aprendizagem, associados aos fatores psicológicos, são determinantes para a evolução e concepção do processo de aprendizagem.
Contudo, devido a abrangência da aprendizagem, deve-se ir além, considerando por exemplo, fatores relacionados as habilidades cognitivas de cada individuo (TAFNER, TOMELIN E SIEGEL, 2009). Um estudo de como o ser humano compreende e assimila o conhecimento foi abordado na Teoria das Inteligências Múltiplas, conduzida por uma equipe de estudiosos de Harvard, liderado pelo psicólogo Howard Gardner.
Segundo Gardner (1995), o conceito de inteligência baseado em testes de QI (quoeficiente de inteligência), não é suficiente para determinar as habilidades de cada ser humano. Partindo desta afirmação, Gardner considera que somos diferentes na nossa maneira de agir, sentir e pensar. Desta forma, as habilidades ou dons de cada indivíduo, também devem ser consideradas como inteligências (TAFNER, TOMELIN E SIEGEL, 2009).
Associando as teorias abordadas, ao modelo de aprendizagem proposto pelos cursos de pós-graduação a distância da Uniasselvi, podemos vislumbrar que o processo de aprendizagem está fundamentado quase que exclusivamente na capacidade do aluno em se organizar, pesquisar, estudar e se aprofundar para assimilar o conteúdo das disciplinas abordadas.
A Leitura do caderno de estudos, visualização das vídeoaulas, complementada pela pesquisa de materiais complementares e a troca de informação com os tutores de cada disciplina são fundamentais para que o aluno possa compreender e interagir com o conteúdo e obter sucesso na