AS REFRAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL NO PASSADO E NO PRESENTE
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................................3
2 A QUESTÃO SOCIAL JUNTO AO SERVIÇO SOCIAL.....................................................4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................................8
4 REFERÊNCIAS ................................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Com objetivo de refletir criticamente sobre as refrações da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade.
No Brasil, a Questão Social, é um processo tardio. E isso se deve ao sistema colonial, que aqui foi implantado baseado no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação, que como é até os dias atuais, totalmente subordinados aos grandes centros da economia mundial, fato este que marcou a vida econômica, política, social e cultural de nosso país profundamente.
Está solidamente estabelecido no Serviço Social que as sequelas da “questão social” se constituem na matéria sobre a qual o exercício profissional vai se realizar. Dada a sua dimensão estrutural, a “questão social” atinge a vida dos sujeitos nas suas requisições pela garantia de direitos civis, sociais, políticos e humanos, remetendo- os à luta pela “cidadania”. Considerada em articulação com as formas de produção e reprodução social, a “questão social” adquire centralidade no exercício profissional, uma vez que o assistente social vai intervir no âmbito das suas expressões tradicionais e novas, consideradas como manifestação de um tipo de relação de subalternidade do trabalho ao capital.
2 A QUESTÃO SOCIAL JUNTO AO SERVIÇO SOCIAL
A criação de questão social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outras palavras, é uma categoria que é definida especificamente no âmbito do modo capitalista de produção.
A