A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO KARATÊ NO RENDIMENTO ESCOLAR
OLIVEIRA, Antonio Vilmar; GUTERRES, Rodrigo de Azambuja
Introdução
Segundo a Confederação Brasileira de Karatê (CBK) O Karatê é uma Arte Marcial eficiente e fácil de aprender, podendo ser praticado por qualquer indivíduo, de qualquer idade e de ambos os sexos, como esporte e um método de autocontrole, terapia para manutenção da saúde e filosofia de vida, de todos os esportes no país o Karatê é a quarta modalidade com maior número de praticantes. E atualmente é a Arte Marcial mais praticada e conhecida em todo o planeta.
Objetivos
Essa pesquisa buscou observar e analisar por meio de pesquisa descritiva a influência do Karatê no rendimento de alunos da 2ª a 6ª séries, com intuito de trazer uma reflexão sobre os benefícios da prática do Karatê no âmbito escolar.
Material e Método
Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo de caráter descritivo, tendo como amostra 87 crianças de 2ª a 6ª série da Escola Municipal Alcy Vargas Cheuiche.
Foram coletados as notas finais da 2ª a 6ª series do ensino fundamental junto à secretaria da escola do ano letivo de 2008, através do livro de controle de individual de notas da escola .
Resultados
A análise dos dados foi realizada a partir da correlação das notas dos alunos praticantes e não praticantes de Karatê.
Observando-se o gráfico acima, vemos que o grupo de alunos praticantes de Karatê obteve médias maiores do que os alunos não praticantes, porém, não houve diferença significativa.
Meur e Staes (1991) afirmam que para a maioria das crianças que possuem dificuldades de escolaridade, o problema se encontra nos níveis básicos ou pré-requisitos, onde as condições mínimas para uma boa aprendizagem constituem a estrutura da educação psicomotora.
Picq e Vayer (1988) enfatizam que as aprendizagens escolares são apenas um aspecto de ação educativa geral. É evidente que se a criança melhora o seu comportamento em geral, recria suas condições de atenção,