química analitica
WANDERLEY GONÇALVES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
TERESINA-PI, 2009
QUÍMICA ORGÂNICA
WANDERLEY GONÇALVES
RESUMO
Foi feita a reação de obtenção de ácido acetilsalicílico a partir de anidrido acético e ácido salicílico na presença de ácido sulfúrico concentrado, por meio de aquecimento, logo após recristalizado e calculado o seu rendimento.
QUÍMICA ORGÂNICA
WANDERLEY GONÇALVES
1. INTRODUÇÃO
O Ácido Acetilsalicílico (AAS), também conhecido como Aspirina, é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE) e um dos remédios mais populares mundialmente.
No século V a.C., Hipócrates, médico grego e pai da medicina científica, escreveu que o pó ácido da casca do salgueiro ou chorão (que contém salicilatos. mas é potencialmente tóxico) aliviava dores e diminuía a febre. Esse remédio também é mencionado em textos das civilizações antigas do Médio Oriente,
Suméria, Egito e Assíria. Os nativos americanos usavam-no também para dores de cabeça, febre, reumatismo e tremores. O princípio ativo da casca, o ácido salicílico foi isolado na sua forma cristalina em 1828 pelo farmacêutico francês Henri Leroux, e Raffaele Piria, químico italiano.
Em 1897, o laboratório farmacêutico alemão Bayer, conjugou quimicamente o ácido salicílico com acetato, criando o ácido acetilsalicílico (Aspirina), que descobriram ser menos tóxico. O ácido acetilsalicílico foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e não recolhido na sua forma final da natureza.
Foi a primeira criação da indústria farmacêutica. Foi também o primeiro fármaco vendido em tabletes. John Vane, do Royal College of Surgeons, demonstrou pela primeira vez o mecanismo de ação do ácido acetilsalicílico, em Londres, 1971. Ele viria a receber o Prêmio Nobel da Medicina e Fisiologia pela sua descoberta em
1982.
Milhares de toneladas de AAS são produzidas anualmente, somente nos
Estados Unidos.