Química analítica
UNISUL
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
ITAMAR DOMINGOS
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DE CÁLCIO EM UM COMPRIMIDO
Tubarão, abril de 2010
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DE CÁLCIO EM UM COMPRIMIDO
Relatório de aula prática apresentado a Disciplina de Química Analítica II do Curso de Engenharia Química da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Professor: Maria Carminati Lima
ITAMAR DOMINGOS
Tubarão, abril de 2010
1 - ANÁLISE GRAVIMÉTRICA
A base da análise gravimétrica é a pesagem de uma substância obtida pela precipitação de uma solução, ou volatilizada e posteriormente absorvida. A análise gravimétrica se constitui em método preciso e exato de análise quantitativa.
2 – INTRODUÇÃO
A gravimetria, bem como a eletrogravimetria, e outras técnicas de análise térmica tratam da obtenção, por tratamento químico da substância em análise, e da pesagem de um composto ou elemento na forma mais pura possível. As determinações gravimétricas clássicas tratam da transformação do elemento, íon ou radical a ser determinado, em um composto puro e estável, adequado para pesagem direta, ou que possa ser convertido em outra substância química que possa ser quantificada sem grandes dificuldades. O presente relatório trata da determinação gravimétrica do teor do elemento cálcio (Ca) em uma amostra de uma forma farmacêutica comercial sólida (comprimido), à base de carbonato de cálcio (CaCO3).
3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A precipitação obtida através de adição de uma solução de oxalato de amônio a uma amostra contendo cálcio solubilizado compõe-se de cristais extremamente finos. A adição do agente precipitante à mesma solução aquecida origina cristais maiores, não