Projeto Judo e Karate
Lima, Edson Marques Ferreira de. Professor de Educação Física.
Projeto KARATE PARA EDUCAR, Campina Grande, 2012
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O Projeto Karate para Educar realizado como forma de inclusão social de crianças e adolescentes, estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Major Veneziano Vital do Rêgo, e de crianças residentes na região próxima da escola e membros da comunidade, no Bairro Acácio Figueiredo, em Campina Grande – estado da Paraíba, em parceria com a IPPON BRASIL KARATE CLUBE.
Este projeto tem como objetivo criar oportunidades para que crianças e adolescentes despertem o interesse pela atividade esportiva, mais especificamente o Karate, vinculada ao ensino pedagógico, contribuindo dessa forma para a redução da evasão escolar. Todas as atividades são realizadas sob a coordenação do Professor de Educação Física Edson Marques Ferreira de Lima (Faixa Preta 2º DAN).
O Projeto atenderá aproximadamente 30 crianças e adolescentes entre seis e dezoito anos de idade e todas as aulas são ministradas na própria escola, ou em outras condições em local que proporcione as condições necessárias para a realização da atividade proposta.
CONTEXTO HISTÓRICO
O Karate é uma marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone deOquinaua sob forte influência do Chuan fa chinês. Essa influência foi maior por parte dos estilos mais fluidos e pragmáticos da China meridional. Seu repertório técnico abrange principalmente golpes contundentes — atemi waza—, como pontapés, socos, joelhadas, bofetadas etc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — nage waza, katame waza, uke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase dependendo do onde se aprende.
Da mesma forma como sucedeu com outras artes marciais japonesas, o Karate foi introduzido no Brasil com a chegada de imigrantes japoneses no começo do século XX. Pero