A influência da prática do handebol para o desenvolvimento motor
Introdução
O handebol nas últimas, décadas tornou-se muito importante nas aulas de Educação Física, e cada vez mais o handebol vêm revolucionando as escolas do país. A prática do handebol como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, as expectativas e os desejos de pessoas próximas, de forma que o aluno possa desenvolver as competências técnicas, cognitivas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual, porém apenas algumas modalidades esportivas são eleitas pelos professores, tais como futebol, basquetebol e voleibol. Diante disso, tomamos o handebol como uma amostra esportiva escolar, pois ele contribui aos seus praticantes, a percepção e conhecimento do seu próprio corpo, inclusive ocasiona a aquisição das habilidades motoras, e seu desenvolvimento físico.
Quando comparamos com aos outros esportes de quadra, é o mais fácil para se aprender, pois utiliza movimentos naturais e a técnica de seus fundamentos é simples. Hoje mesmo com tantos meios de comunicação a mídia influencia muito também em nossas aulas, os alunos já chega com uma opinião formada de qual atividade ele gosta mais, e quando o professor tenta passar outra modalidade diferente a que ele está acostumado, ele não reage tão espontaneamente as atividades, então nós como professores temos uma tarefa difícil a cumprir que é apresentar o handebol de uma maneira que venha trazer os alunos a se interessarem pela nova atividade na escola.
A figura do professor como orientador e mediador dessas relações dentro do grupo são de extrema importância onde os principais objetivos são focados para o seu desenvolvimento motor e as capacidades físicas.
Metodologia
Este presente trabalho foi idealizado por meio de revisão bibliográfica, bem como, foi constituído de pesquisas em sites de federações e